Pular para o conteúdo principal
(01/04/2013 )-Defensoria Pública oferece Curso de Libras para servidores
Visando qualificar o atendimento a pessoas com deficiência que buscam os serviços da instituição, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com o Centro de Apoio à Pessoa com Surdez (CAS), está promovendo o Curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado aos servidores do órgão. O treinamento é uma das atividades planejadas pelo Comitê Interno GesPública da DPE/MA para o ano de 2013.
 A subdefensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, que participou da primeira aula do curso, ressaltou a importância deste tipo de capacitação tanto para a prestação de serviços da Defensoria quanto para o aprimoramento pessoal. “A partir deste curso, o servidor estará apto a prestar um atendimento diferenciado a esta parcela da população, que muitas vezes encontra dificuldade de acessar os serviços públicos. Além disso, o aprendizado da língua de sinais traz vantagens mesmo para quem não tem deficiência auditiva, na medida em que aumenta o seu potencial comunicativo. Muitas vezes representa, inclusive, uma oportunidade de trabalho”, explicou.
A subdefensora acrescentou ainda que a capacitação atende a uma recomendação prevista na Lei 10.436/2002, que dispõe sobre as formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão de Libras como meio de comunicação dos surdos, por parte de empresas concessionárias de serviços públicos. 
Segundo dados do IBGE, existem, somente em São Luís, mais de 30 mil surdos. Com base nesses números, a Defensoria Estadual pretende desenvolver habilidades de compreensão, expressão e comunicação, através do curso de libras, de forma a permitir que os servidores consigam interagir com a realidade comunicativa dos surdos, promovendo a inclusão social deste segmento.
O curso, cuja carga horária é de 40 horas/aula, ocorre no auditório da DPE, às terças e quintas-feiras, com quatro horas/aula por semana. Para acompanhar o curso, os servidores receberam todo o material didático que deverá ser utilizado durante a qualificação.

(07/06/2013 )-Defensoria conclui curso de Libras



Parabéns aos alunos e às instrutoras do curso Simone Pinheiro e Roseane Ribeiro.



Comentários

Jorge Ramiro disse…
No outro dia tivemos uma reunião com alguns dos meus colegas de trabalho todos trabalhamos em mediação, e depois fomos comer sushi em um dos restaurantes em sp.

Postagens mais visitadas deste blog