Pular para o conteúdo principal

Curso de Linguistica e Português

Programa interiorizando Libras capacita professores

Por: Ascom - SeducData de Publicação: 30 de maio de 2008

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada/DF), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizará nesta segunda-feira (02), a solenidade de abertura do Curso Lingüística e Português, como segunda língua para surdos, que será realizada no Hotel Ponta da Areia, a partir das 8h.

O curso será oferecido de 02 a 12 de junho, das 8h às 18h, aos 45 professores da rede estadual de ensino de língua portuguesa, que trabalham com alunos inclusos em salas regulares, especiais e em salas de recursos e cinco professores da rede municipal, através de uma parceria estabelecida com a secretaria de Educação São Luís (Semed).

Serão 24 cursistas da região metropolitana de São Luís, cinco da rede municipal de ensino e 21 de municípios maranhenses. A capacitação terá carga horária de 80 horas e será ministrada por consultores da Universidade de Brasília (UnB).

O curso Lingüística e Português como segunda língua para surdos faz parte do Programa Interiorizando Libras do Ministério da Educação (MEC), que apóia o processo de formação continuada de professores, instrutores e intérpretes de Libras para atuarem na educação dos surdos, com vistas a garantir o respeito à diferença e a sua singularidade lingüística.

Interiorizando - O Programa Interiorizando Libras teve início em 2003 e formou docentes nos Estados visando apoiar a inclusão dos surdos nos sistemas de ensino. Os cursos oferecidos pelo programa são: Formação de Instrutores Surdos; Língua Portuguesa para Alunos Surdos; Formação de Tradutores e Intérpretes e Libras para Professores.

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial (SEESP), tem como objetivo subsidiar os sistemas de ensino e apoiar a formação de professores e profissionais da educação no processo educacional de alunos com surdez. A SEESP desenvolve ações que visam o fortalecimento das políticas de inclusão escolar e atendimento pedagógico especializado dos alunos com deficiência auditiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog