Pular para o conteúdo principal

JORNAL EM MÃOS

Editorial

Atualmente a Comunidade Surda do Maranhão conta, desde 15 de junho de 2003, com o Centro de Apoio às Pessoas com Surdez “Maria da Glória Costa Arcangeli” – CAS, oficializado a partir do decreto n° 20.348/02, tornou-se Centro de referência na área da surdez que tem como objetivos socializar informações sobre educação de surdos, propiciar o atendimento às suas línguas e tornar conhecida e utilizada a LIBRAS.
Engajado no compromisso social para a inclusão, o CAS oferece os serviços educacionais de Estimulação Essencial, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), viabilizando a presença de intérpretes e instrutores em sala de aula,
capacitando profissionais que atuam na área de surdez, bem como a inserção no mercado de trabalho de pessoas surdas.
O CAS/MA é composto por uma equipe comprometida, empenhada na luta pelo respeito às diferenças, sendo administrada por Telasco Pereira Filho, uma pessoa surda que conduz esta instituição com competência e responsabilidade em uma demonstração de perseverança e determinação para superar desafios.
A instituição esclarece que o sucesso alcançado resulta do trabalho coletivo desenvolvido por funcionários do Centro através de uma gestão democrática onde a decisão coletiva é a sua principal marca.


Aconteceu no CAS no dia seis (06) de março um encontro com representantes de instituições de surdo do Maranhão para discutir sobre a atual situação da educação dos surdos no Estado. Estavam presentes os representantes da Associação Evangélica dos Surdos –AESMA, Clévison Fernandes da Silva; da Associação dos Surdos do Maranhão - ASMA, Lídia Aroucha Trinta e da Pastoral de Surdos do Maranhão, Padre Hélio. O CAS se fez presente através de seu Diretor Telasco Pereira. Ainda estavam na reunião, Ana Rute Albuquerque, Diretora Adjunta e Irlan Cerqueira, Coordenador de Intérpretes


POSSE DO COLEGIADO
















A sexta-feira, dia 10, foi marcada com a posse do Colegiado do CAS. Destaque para as professoras, Salma Fernandes e Zilânia Costa que receberam o diploma como integrantes do Colegiado. Para a professora Salma o Colegiado é importante “porque ajuda a tomar decisões mais difíceis que possam vir a acontecer e tem a perspectiva de um trabalho mais participativo”.
SALA DE ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL, A NOVIDADE DO CAS

A formação da Sala de Estimulação Essencial é uma proposta inovadora do CAS que visa o desenvolvimento integral da criança envolvendo as áreas motoras, cognitiva, psicossocial e linguagem, estimulado-a de forma global. A equipe multidisciplinar é integrada pela professora e psicopedagoga Erlene Régia, pelos fonoaudiólogos Rony Eric e Eduardo Magalhães e a estagiária Janaína.











O objetivo da fonoaudiologia escolar é de prevenir e/ou amenizar qualquer tipo de distúrbio da comunicação humana, possibilitando assim, que o aluno obtenha evolução educacional, inserindo-se melhor na comunidade e consequentemente uma melhor qualidade de vida.
Além das orientações às famílias, o CAS oferece atendimento aos alunos, apoio à sala de recursos, e a estimulação precoce. A tentativa nesse ano de 2007 será de fazer uma fonoaudiologia itinerante, onde serão realizadas orientações e palestras aos diretores, professores e alunos quanto aos distúrbios fonoaudiológicos, sobre qual a conduta a ser tomada, e a importância de um acompanhamento profissional especializado, o fonoaudiólogo.

Rony Eric (fonoaudiólogo)

MÊS DE MARÇO MARCADO POR REUNIÕES



Encontro com a Coordenadora da área de Surdez, Gracy Mary Monteiro, para encaminhamento dos alunos adultos às classes especiais. Segundo a professora Gracy Mary, “aumentou bastante o número de alunos surdos adultos em 2007, o que requer um aumento das salas especiais”.




















A Sala de Recursos deu inicio às suas atividades pedagógicas com a primeira reunião, onde foi discutido sobre as novas turmas de alunos, o início das aulas e a apresentação dos novos professores, aos quais desejamos boas vindas.
O próximo encontro será dia 20 de março às 9h no CAS.

REUNIÃO PARA CONCLUIR O REGIMENTO INTERNO DO CAS

A reunião aconteceu para discutir o Regimento Interno do CAS e foi muito proveitosa. Reuniram-se os diretores, professores, intérpretes e instrutores que coletivamente definiram e ajustaram os pontos que ainda faltavam para a conclusão.
Uma novidade é que o Núcleo de Convivência foi desmembrado em dois. Um, o Núcleo de Convivência - NC e o outro, Núcleo de Mercado de Trabalho – NMT.
Essa foi a forma participativa e democrática que a direção encontrou para concluir o Regimento Interno do CAS.
Agora, com o Regimento Interno e com a posse do Colegiado, o CAS está mais preparado para definir ações importantes em benefício dos surdos do Maranhão.



“Flores para quando tu chegares, flores para quando tu chorares,
numa dinâmica botânica de cores, para tu dispores pela casa.”

NOTÍCIAS DO NMT

* O supermercado Mateus admitiu no seu quadro de funcionários mais cinco surdos;

* O SENAI – MA, em parceria com o CAS, oferece aos surdos os Curso de Informática e Artefatos de Couro, com carga horária de 40 horas cada;
* O curso de Prontidão para o Mercado de Trabalho começa na primeira semana de abril; As empresas: ENESA, UNICEUMA Sempreverde e Tomé são as novas parceiras do CAS.

MURAL

* O CAS parabeniza os aprovados no concurso de proficiência, o PROLIBRAS: (Surdos) – Adriana, Ana Lúcia, Cláudio, Lídia, Luziane, Márcia. (Ouvintes) – Irene, Janaína, Silvana, Vilenir, Andrea, Léa Cristina, Angelina, César Rafael, Eline, Irlan, Josane, Lucília e Roselane.

* Informamos que estão abertas as inscrições para o volutariado do CAS;
* O Cine CAS informa que está funcionando a todo vapor todas as sextas–feiras no CAS;

* Aos novos intérpretes que entraram esse ano, e aos veteranos, bom trabalho!
* O CAS já conta com novo fonoaudiólogo no turno matutino;
* Boas vindas aos novos intrutores;
* O NAC tem um blog: www.casnac.blogspot.com, acesse!
* Fique informado sobre o que acontece no CAS pelo Blog: www.casmaranhao.blogspot.com;
* Os certificados dos cursos de LIBRAS já estão disponíveis no CAS, venha receber o seu;
* Encontram-se abertas as inscrições para o pré-vestibular especial do CAS.

Comentários

Anônimo disse…
Olá meu nome é Cristiane Nogueira e sou Gestora de Politicas Publicas no CAS/AC. Estou na equipe de elaboração do Regimento Interno deste Centro. Gostaria de que se possivel vocês me mandassem um esboço do regimento interno de vocês para melhor adequar a nossa realidade, pois não encontrei em lugar nenhum um modelo para nos auxiliar na elaboração. Parabéns a todos pelo excelente trabalho!
Aguardo resposta.

crycabr@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog